domingo, 31 de agosto de 2014

AFINAL, CAPITU TRAIU OU NÃO BENTINHO EM DOM CASMURRO?




Capitu traiu ou não Bentinho?  Essa pergunta ronda os leitores de Machado de Assis e os aficionados (como eu) por esta trama de fundo, aliás, bem fundo psicológico.
Bom eu li Machado desde sempre. Ai, desculpem a minha intimidade com ele ...É que o Machado faz parte da minha vida, assim, tipo, desde os 12 anos quando li o primeiro livro dele “Helena”.

 Apaixonei-me por ele de cara. Se bem que era tão criança que ainda não conseguia entender bem as nuances do romance entre Helena e Estácio. Mas, bem, estou aqui para falar de Dom Casmurro... (Só para constar, os críticos diziam que Helena foi um dos livros mais ingênuos de Machado de Assis, ...discordo...). 

Bom, as pergunta é: Capitu traiu ou não o Bentinho? Quando li a primeira vez, quando era bem jovem, eu tinha quase a certeza absoluta que sim. Pena que não havia exames de DNA na época, tudo seria resolvido, eu pensava. E complementava, que dó de Bentinho! Safada esta Capitu!

Depois, mais adulta, li de novo e continuei com a certeza. Sim, a danada da Capitu “pulou a cerca” sim senhora!
Depois de anos vividos, de desilusões sofridas e de cursar um bom tempo a estrada do ciúme, este sentimento que é o inferno dos amantes (hum...parodiando o estilo de Assis), eu da altura desta minha experiência traumatizante  e da  minha modesta convicção de leitora contumaz de Machado , digo em alto e bom som: BENTINHO IMAGINOU TUDO!

Sim, ele criou, fantasiou que a Capitu o havia traído. E com esta certeza devastadora criou imagens, olhares, encontros e por fim, ao fim de tudo, via no próprio filho, a imagem do outro.
Se observarmos bem, o ciúme alimenta, aumenta e acrescenta situações pequenas, em grandes, em absurdas e em extremamente doloridas.
Sim, Bentinho sofria do mal de excesso de amor e pouco amor próprio, típico dos ciumentos e de porte disto, jogou fora todo um amor e vida construídos.
Mas Machado de Assis merece aplausos como lógico ele vem recebendo ao longo dos anos, quem sou eu para ficar dizendo isto, pois escreveu um belo tratado ao ciúme.

Mas aqueles olhos de ressaca da Capitu... 



Nenhum comentário:

Postar um comentário